sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Entendam o que foi a Independência do Brasil - 7 de Setembro

 Independência do Brasil – 7 de Setembro de 1822

As cortes portuguesas queriam que o Brasil voltasse à condição de colônia e que Dom Pedro retornasse a Portugal. 

Foi formado o Partido Brasileiro, que reunia pessoas como José Bonifácio, Cipriano Barata, Gonçalves Ledo, entre outros. Lutavam para que o Brasil não voltasse à condição de colônia.

Dom Pedro recebeu um abaixo-assinado dos brasileiros pedindo que ele ficasse no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, ele atendeu ao desejo do povo, dizendo: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico”. Esse dia ficou conhecido como “O Dia do Fico”.

Dom Pedro formou um ministério chefiado por José Bonifácio de Andrada e Silva.

José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado Ministro do Reino e dos Estrangeiros. A ele devemos grande par te de nossa independência.  Sua influência sobre Dom Pedro I foi decisiva.

Sua atuação no Ministério foi marcada por vários decretos importantes, que resultaram na proclamação da Independência.

Entre eles, podemos citar:

Cumpra-se: os decretos de Lisboa não entrariam em vigor, no Brasil, sem o consentimento de Dom Pedro.

Dom Pedro recebeu o título de “Defensor Perpétuo do Brasil”.

Foi proibida a entrada de tropas portuguesas no Brasil.

Por ter conduzido Dom Pedro rumo à proclamação da Independência, demos a José Bonifácio o título de Patriarca da Independência.

No dia 7 de setembro de 1822, quando voltava de Santos para São Paulo, o príncipe Dom Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, recebeu um mensageiro que trazia cartas das Cortes, obrigando-o a voltar para Portugal. Diante desse fato, ele disse:

“Brasileiros: as Cortes de Lisboa querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Estamos separados de Portugal. Independência ou morte!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário