Shisima
As crianças do país africano Quênia jogam
um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”.Na língua tiriki, a palavra
Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalabavali, ou
“pulgas d’água”. As pulgas d’água se movimentam tão rapidamente na água que é
difícil acompanhá-las com os olhos. É com essa mesma velocidade que os
jogadores de Shisima mexem as peças no tabuleiro. As crianças do Quênia
desenham o tabuleiro na areia e jogam com tampinhas de garrafa.
Fícha Técnica
Nº de jogadores: 2
Materiais utilizados para a construção do jogo:
1. Tabuleiro
2. Três peças com cores diferentes para cada jogador.
Regras do jogo
1. Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado.
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha,
até o próximo ponto vazio; seguem alternando-se.
3. Não é permitido saltar por cima de outra peça.
4. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha
reta.
5. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o
jogo.
6. Se repetir o mesmo movimento três vezes, a partida
termina empatada e começa um novo jogo.
7. Os jogadores alternam a ordem de quem inicia o jogo.
Objetivo do jogo
Formar uma linha reta com as três peças de cada jogador. Quem conseguir isso primeiro é o vencedor da partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário